7 dicas para começar 2023 de emprego novo

Por Giovana Pignati | Editado por Claudio Yuge | 23 de Janeiro de 2023 às 18h20

clique para compartilhar

Link copiado!

A virada do ano, para a maioria das pessoas, é um momento de grande reflexão e mudanças. O famoso ditado "ano novo, vida nova" se aplica, principalmente, no âmbito profissional, em que as pessoas buscam realização na carreira ou migrar de área. No entanto, para se tornar ativo no mercado de trabalho, é preciso se atualizar.

Visando auxiliar aqueles que desejam adquirir um novo emprego, a Growyx e a Coodesh — startups do hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico Cubo Itaú —, listaram algumas dicas para melhorar o seu currículo, suas conexões no Linkedin e como agir em uma entrevista, confira:

7 dicas para conseguir um emprego novo em 2023

1. Currículo focado e atualizado

Para os interessados que ainda estão no início da carreira, é importante incluir no seu currículo todas as experiências de trabalho remunerado e não remunerado, como organizações estudantis, estágios, voluntariado, freelancer e projetos pessoais. Já para os profissionais mais experientes, é preciso focar nas informações mais relevantes e de destaque, seja sobre educação quanto experiência.

“Isso tornará mais fácil para o empregador ver rapidamente porque você é uma boa opção para a função e porque eles devem considerá-lo para uma entrevista.” explica Caio Figueiredo, Growth Marketer da Growyx.

2. Use palavras-chaves

Segundo Gabriel Ferreira, CEO da Coodesh, usar palavras-chave no LinkedIn ao descrever o cargo é fundamental para que o seu perfil seja "visto", pois facilita que seja encontrado nos resultados de buscas — aumentando as chances de ser selecionado. Profissionais de tecnologia, por exemplo, podem adotar termos como Frontend, HTML, Javascript, React, CSS, entre outros.

3. Busque conexões

O CEO da Coodesh ainda reforça a importância de investir em conexões com profissionais da sua área de atuação no LinkedIn, se mantendo atualizado sobre as tendências do mercado por pessoas que estão ativas, além de expandir sua rede de contatos e conhecimento.

“Amplie seu network, seja cortês, aberto e esteja sempre em constante aprendizado”, reforça Ferreira.

4. Crie um portfólio

Profissionais de todos os setores, mas principalmente design, devem organizar um portfólio com seus trabalhos prévios para apresentar em processos seletivos ou entrevistas. "(...) inclua seus projetos pessoais, de estudo ou profissionais no Github ou em plataformas que permitam fácil acesso às informações”, ressalta Gabriel Ferreira.

5. Seja pontual

No momento da entrevista, a pontualidade é fundamental. Os especialistas também reforçam a importância da assertividade, respondendo perguntas de maneira honesta e transparente — não esqueça de enfatizar os aspectos positivos das suas experiências e habilidades, e como eles serão aplicados na função a qual está se candidatando.

“Isso ajudará o entrevistador a ver o valor que seu conhecimento pode trazer para a empresa e facilitará a imagem de você na função.”, afirma Caio Figueiredo da Growyx.

Alguns pontos a serem observados, são: não falar mal dos empregadores anteriores; ouvir as opções apresentadas de maneira atenta; fazer perguntas ponderadas e relevantes sobre a empresa, de modo a demonstrar interesse e entusiasmo — além de ajudar a identificar possíveis bandeiras vermelhas antes de aceitar a oferta do emprego.

“Algumas boas perguntas a serem feitas podem incluir: "Quais são os maiores desafios que a equipe enfrenta agora?" ou "Que oportunidades existem para crescimento e desenvolvimento nesta função?"”, indica Figueiredo.

6. Entrevistas Online

Para entrevistas online, escolha um local organizado, silencioso, bastante iluminado e invista na apresentação pessoal — além de uma boa qualidade de imagem e um microfone decente. Por fim, confira a conexão da rede de internet para evitar quedas e falhas durante a reunião.

7. Peça feedbacks

Os especialistas finalizam apontando a importância de pedir feedback após uma entrevista, independente de ter recebido uma oferta de emprego ou não. Este comportamento vai revelar pontos que precisam de ajustes para obter um melhor desempenho nas próximas oportunidades.

“Também pode mostrar ao empregador que você é proativo e aberto ao aprendizado e crescimento”, finaliza o Growth Marketer da Growyx.

Vagas abertas no Cubo Itaú

O Cubo Itaú está com mais de 35 vagas disponíveis em diversas startups do Hub. Quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego já pode colocar em prática as dicas listadas acima. Saiba mais no site de carreiras do Cubo Itaú.