Ovelhas são flagradas andando em círculos por 12 dias seguidos

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 17 de Novembro de 2022 às 11h30

clique para compartilhar

Link copiado!

No início de novembro, uma câmera flagrou um grupo de ovelhas se movendo em círculos por 12 dias seguidos na cidade de Baotou, na China, sem interrupções. A dona das ovelhas, Miao, afirmou em entrevista que começou com apenas algumas ovelhas, antes de todo o rebanho se juntar.

No vídeo, algumas ovelhas também podem ser vistas completamente paradas, mas ainda mantendo a forma circular. Quando grandes lacunas se formaram, os animais da fazenda não se separaram. O curioso é que existem 34 currais de ovelhas no local, mas apenas as ovelhas no curral número 13 se moveram dessa maneira.

Por enquanto, ainda permanece um mistério a razão que levou as ovelhas a se comportarem dessa maneira. Uma pista é que existe uma doença bacteriana chamada listeriose, que causa esse comportamento em alguns animais.

A listeriose é a doença resultante de uma infecção bacteriana causada pela bactéria listeria monocytogenes, que pode ser encontrada no solo, no iodo e na água. No entanto, não há confirmação de que essa tenha sido a causa desse comportamento das ovelhas.

De acordo com os especialistas, essa doença geralmente está associada a silagem (um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos) estragada. A doença inflama um lado do cérebro, e deixa os animais desorientados.

Ovelhas em East Sussex — um condado do sudeste da Inglaterra — causaram um rebuliço semelhante no ano passado, quando foram vistas em círculos concêntricos.

Fonte: Dailymail