Epson

Epson

"Exceed your vision"
  • Fundação

    Suwa, Nagano, Japão, em 04 de Maio de 1942

  • Sede

    3-3-5 Owa, Suwa, Nagano, Japão

A Seiko Epson Corporation, mais conhecida apenas como Epson, é uma empresa japonesa de eletrônicos fundada em 1942. A companhia é conhecida por sua atuação no ramo de impressoras, tanto domésticas quanto corporativas. 

A empresa era originalmente chamada de Daiwa Kogyo e nada mais era do que uma loja de relógios. Posteriormente, passou a produzir peças de relojoaria para a Daini Seikosha, parceira com a qual se fundiu em 1959 para dar origem à Suwa Seikosha. 

Em 1961, a Suwa Seikosha estabeleceu a Shinshu Seiki, subsidiária do Grupo Seiko para produção de relógios. Foi nessa época em que a companhia deu o primeiro passo na área de impressão, quando o conglomerado foi selecionado para produzir timers capazes de imprimir resultados para os Jogos Olímpicos de 1964.

Apenas em 1982 a Shinshu Seiki passaria a se chamar Epson. Em 1985, a Suwa Seikosha se juntou ao grupo, rebatizado para Seiko Epson.

A companhia trabalha com impressoras a laser, matriciais e com tanque de tinta, além de cuidar do suporte e produção de cartuchos correspondentes, além de scanners. 

A empresa também já trabalhou com projetores domésticos e profissionais, televisores, impressoras de pontos de venda (PDV), painéis LCD, circuitos integrados e eletrônica geral.

Chegou a produzir computadores pessoais e lançou o HX-20 em 1982, considerado o primeiro computador pessoal portátil do mundo. A Epson saiu do segmento de PCs em 1996.

A Epson é pertencente ao grupo Seiko, do qual também fazem parte a Seiko Holdings Corporation e a Seiko Instruments Inc. Além disso, a Epson controla a Orient Watch, fabricante de relógios mecânicos.

Últimas sobre Epson