PayPal

PayPal

"Simples, conveniente, seguro."
  • Fundação

    Califórnia, Estados Unidos, em 01 de Dezembro de 1998

  • Sede

    2211 Norte Primeira Rua San Jose, Califórnia 95131

A história do PayPal começou em dezembro de 1998 na Califórnia, Estados Unidos. Entre os seus fundadores, constam nomes como Peter Thiel, Elon Musk, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howery. Criada com a ideia de prover soluções para pagamentos, a empresa teve seu foco inicial em ampliar os tipos de transações feitas com o dinheiro. Ou seja, gerar uma plataforma de pagamentos digitais e permitir movimentações de forma online, e não diretamente por meio de cédulas. 

A expansão da companhia, ao longo dos anos, foi marcada por aquisições e parcerias importantes. Em 2002, o Paypal se tornou o provedor de pagamentos do eBay. Em 2008, a empresa Bill Me Later juntou-se ao time. Além disso, mais marcas foram adquiridas posteriormente, como a Braintree e a Venmo, o que permitiu uma abrangência maior dos públicos atendidos, incluindo clientes corporativos. 

Atualmente, segundo dados da empresa de 2022, o PayPal conta com 429 milhões de contas ativas, registra cerca de 5.5 bilhões de transações de pagamentos e está presente em mais de 200 mercados em todo o mundo. A soma de usuários reúne pessoas jurídicas e físicas. O primeiro grupo pode aproveitar a plataforma para receber, transferir e cobrar valores financeiros.

Já o segundo grupo pode usar o serviço, por exemplo, como uma carteira digital. Ao fazer uma conta do Paypal, é possível adicionar cartões de crédito como meio de pagamento e gerenciar as transações por meio do aplicativo oficial, disponível para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android ou iOS. 

Últimas sobre PayPal