TCL

TCL

"The Creative Life"
  • Fundação

    Huizhou, Guangdong, China, em 01 de Julho de 1981

  • Sede

    No.23, ZhongKai High-Tech District, HuiZhou, Guangdong, China

A TCL Technology, chamada até 2020 de TCL Corporation, é uma empresa multinacional chinesa de eletrônicos com sede em Huizhou, na província de Guangdong fundada em 1981. A companhia atua em várias áreas da tecnologia, mas é mais conhecida por vender produtos como TVs e celulares, e é uma das maiores fabricantes de televisores do mundo.

A empresa nasce como TTK, originalmente fabricando fitas cassete de áudio, sob controle do Estado chinês. No entanto, a companhia arrumou problemas legais com a japonesa TDK e foi forçada a trocar de nome. Foi quando optou pela sigla atual, que significa “Telephone Communication Limited”. A sigla também foi associada a “True China Lion” e, posteriormente, transformou o acrônimo no slogan “The Creative Life”.

A TCL é conhecida por participar de uma série de joint ventures para desenvolvimento e distribuição de seus produtos. 

Em 2004, a companhia deu início a uma parceria com a Alcatel-Lucent para a produção de celulares. A parceria se dissolveu em 2005, mas a marca continuou licenciada à TCL. A Nokia adquiriu a Alcatel em 2016, mas não alterou os direitos de uso do nome.

Outra parceria importante da TCL foi com a brasileira Semp, que por muitos anos operou em conjunto com a japonesa Toshiba. A partir de 2016, foi lançada a joint venture Semp TCL para a venda de TVs.

A TCL também é um nome importante para o mercado de eletrodomésticos e linha branca. A empresa desenvolve, fabrica e vende máquinas de lavar roupas, refrigeradores, pequenos objetos elétricos, ares-condicionados e muitos outros.

Produtos TCL Corporation

Últimas sobre TCL