Astronautas fazem spacewalk na ISS com mais de 7 horas de duração

Por Danielle Cassita | Editado por Patricia Gnipper | 23 de Janeiro de 2023 às 11h42

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre NASA
ver mais

Na sexta-feira (20), os astronautas Nicole Mann e Koichi Wakata realizaram o primeiro spacewalk do ano. Ao longo das mais de sete horas de atividade extraveicular, eles trabalharam na instalação de estruturas de apoio para novos painéis solares da Estação Espacial Internacional (ISS).

A caminhada espacial foi finalizada às 17h35, no horário de Brasília. Durante o trabalho, Mann e Wakata conseguiram avançar no procedimento já iniciado em outros spacewalks, focado na instalação de uma plataforma que receberá um novo conjunto de painéis solares International Space Station Roll-Out Solar Arrays (iROSAs).

Os novos painéis vão aumentar o fornecimento de energia ao laboratório orbital. Até o momento, os astronautas da estação instalaram quatro do total de seis que vão integrar os sistemas da ISS; quando todos estiverem em operação, a produção de energia da estação terá aumento de até 30%.

Originalmente, eles iriam também instalar uma estrutura necessária para uma segunda plataforma, que irá receber painéis solares focados no canal de energia 1A da estação. Entretanto, devido a restrições de tempo, esta tarefa foi adiada para um spacewalk futuro, e não irá afetar as operações da ISS.

A dupla de astronautas chegou à estação espacial em outubro por meio da missão Crew-5, acompanhados por John Cassada, da NASA, e da cosmonauta Anna Kikina. Mann, astronauta da NASA e primeira mulher indígena a ir ao espaço, esteve em sua primeira caminhada espacial.

Já Wakata, da agência espacial japonesa JAXA, já serviu em cinco missões, mas este foi também seu primeiro spacewalk. Esta foi a 258º caminhada espacial já feita para a manutenção e atualização da Estação Espacial Internacional.

Fonte: NASA